Max Weber X Timóteo Pinto - O condivíduo ataca!
A produção e santificação de heróis populares. O condivíduo é a potencialização da subversão. E essa é a introdução... Não pretendo aqui fazer um ensaio ou uma análise acadêmica. Essa é a idéia que bateu e escrevi. Vejamos... Segundo Weber há três tipos de poder: o carismático, o tradicional e o racional. O racional é o Estado hoje, que é impessoal e despersonalizado: uma mudança de presidente não afetará em nada a máquina do Estado. Quanto mais o poder racional for impessoal mais fraco ele será, pois a falta de figura do soberano (rei, por exemplo) para causar medo ou amor na multidão deixa a mercê da mesma - estamos em território inimigo, e o inimigo está em nós. Não há mais o 'vigiar & punir'. As instituições coercitivas agora estão dentro de todos. Já o poder carismático é aquele que movimenta a história, ou seja, as celebridades, os líderes! Um exemplo é a democracia na modernidade onde um líder faz com que a multidão siga-o e fique calada. Outro exemplo, Lênin como o profeta e grande líder. Nessa situação, os anarquistas ficaram em um beco escuro e fedido: se os líderes é que movimentam a história, o que fazer? Afinal, como resolveriam isso, já que líderes são como demônios para eles? É, parece que a teoria anarquista deu com os burros na água....mero engano. QUALQUER UM PODE SER TIMÓTEO PINTO!!!
Timóteo Pinto: todos que assumem a identidade do condivíduo são os tais líderes que Weber diz. A história da humanidade não fica mais nas mãos de líder Che Guevara ou líder Lênin, há o retorno para a mão dos homens do controle sobre a história: todos são Timóteo Pinto. O resultado dessa "brincadeira de adolescentes", segundo o main stream que fora fraudado muitas vezes por Timóteo Pinto, é a imensa produção que saiu da teoria e foi para prática, teorias com a reflexão do que foi feito na prática e, enfim, houve a produção desse imenso caldo subversivo. O condivíduo é, de um modo de ver, a centralização das forças subversivas. Coletivos e pessoas a deriva, todos alimentando a mesma criatura. Entretanto, a descentralização se dá pela mesma razão centralizadora, por ser um projeto que todos podem participar, basta renunciar a sua identidade única imposta. Como as autoridades controlam uma criatura de múltiplas faces e múltiplos braços? Como Timóteo Pinto cairá nas garras do espetáculo, se ele frauda o próprio espetáculo? Ora ora, Guy Debord não esperava por essa. As imagens selecionadas cuidadosamente não são tão cuidadosamente selecionadas, a mídia manipula e é manipulável. Che Guevara está morto, Timóteo Pinto também. O segundo ainda vive. Essa é a contradição de um múltiplo ser!
A diferença entre os líderes descritos por Weber e Timóteo Pinto é que em um eu posso ser eu mesmo.
Todos Somos Timóteo Pinto
Monday, October 10, 2005
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