Todos Somos Timóteo Pinto

Tuesday, July 15, 2008

Pirata na web "reinventa capitalismo", diz autor

A pirataria na web não representa a derrocada do capitalismo, mas sua salvação. Basta que os empresários se adaptem aos novos métodos trazidos pelos piratas e passem a competir com eles no mercado, em vez de combatê-los nos tribunais.

Essa é a tese do jornalista Matt Mason em seu livro "The Pirate's Dilemma: How Youth Culture Is Reinventing Capitalism" (o dilema dos piratas: como a cultura jovem está reinventando o capitalismo), recém-lançado nos EUA e na Europa. "O livro trata das dores do crescimento da era da informação, de como estamos passando de um modelo econômico baseado na escassez para outro, de abundância", disse Mason, em entrevista à Folha.

"O modo como os jovens se rebelam está mudando. Antes, era com novos tipos de música, como o punk, e hoje é com novos modelos de negócio, com novas redes sociais."

A obra recebeu ótimas críticas de revistas como a "Wired" e a "Business Week" e está disponível para download gratuito em thepiratesdilemma.com. Também há uma palestra do autor, no Google Video (procure por Matt Mason).

O livro chamou ainda a atenção de Jesse Alexander (produtor de "Heroes" e "Lost"), que quer transformar a obra em uma série de TV --já há um teaser no YouTube (procure por "the pirate's dilemma").

Na obra, Mason cita visionários que foram considerados "piratas", como Thomas Edison. "Quando ele inventou o fonógrafo, os músicos, que ganhavam a vida tocando ao vivo, o viram como um 'pirata', porque achavam que aquela invenção os tiraria do negócio."

Ele também mostra como a indústria hollywoodiana --habitualmente feroz contra o download-- deve sua origem ao mesmo tipo de pirataria que hoje tenta coibir, pois fugiu para a costa oeste dos EUA para não pagar royalties das câmeras de filmagem.

fonte: folha online

No comments: